quinta-feira, 12 de março de 2009

A ondinha curiosa






Certo dia, no mar alto, nasceu uma onda mais atrevida que as suas irmãs. Saltava mais alto, corria mais longe, trepava aos rochedos escarpados e era sempre a última a voltar para o mar. Um dia, ajudada pelo vento, a ondinha curiosa subiu mais alto do que costume e ficou admirada com o que viu. Ficou fascinada e deixou-se ficar.
Quando quis regressar ao jogo do avança-recua das suas irmãs, sentiu que ficara presa na cova do rochedo; faltavam-lhe as forças para sair e correr…

… continuámos esta história, inventando-lhe um final.



…E ali estava a ondinha presa no rochedo.
O senhor Mar, zangado por ela ser tão rebelde, e para que lhe servisse de castigo, ficou em maré baixa, para que ela tivesse muitas dificuldades em sair.
O senhor Sol teve pena da ondinha. Então ficou tão quente, tão quente que a ondinha se evaporou do rochedo.
Quando a ondinha chegou à atmosfera, ficou espantada com tudo o que via, pois era a primeira vez que se tinha evaporado. A ondinha começou a ficar com frio, por isso ela resmungou consigo própria:
- Porque é que eu não trouxe o meu cachecol?
A ondinha transformou-se de novo em água, entrou numa nuvem que estava com dores de barriga. A nuvem começou a chorar e a ondinha caiu no mar, de onde tinha saído.
A ondinha ficou muito feliz e prometeu nunca mais ser tão curiosa.



Zé Pedro - 4º Ano

E ali estava a ondinha presa no rochedo. A onda estava presa no rochedo mas conseguia ver muitos animais como: golfinhos, tubarões e caranguejos. Mas nenhum a conseguia ajudar.
Só a baleia constipada é que conseguiu. É que a sua mãe tinha-lhe dito para beber água quente e como a ondinha estava muito quentinha, a baleia decidiu bebê-la.
Quando se preparava para beber a ondinha, ela pediu-lhe:
- Não me bebas, ajuda-me a sair daqui!
Então a baleia que sentiu pena da ondinha, pensou em como tirá-la dali. Decidiu espirrar com muita força para provocar um tsunami, para que a ondinha conseguisse sair do rochedo.
A ondinha, muito contente, agradeceu à baleia. Voltou ao mar e contou às amigas o que se tinha passado e que as baleias são as melhores amigas das ondas.


Nuno Martins - 4º Ano

1 comentário:

  1. Caros Nuno e Ze Pedro: Adorei os dois finais... Vocês foram amigos da ondinha, hein?

    Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar