sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Ilha das Palavras


Era de noite e o João, o Joel e a Mariana iam para a cama. Estes meninos eram irmãos e estavam sempre a discutir ou, porque o esparguete era a melhor comida do mundo, ou porque o laranja é a cor mais feia… mas havia uma coisa que eles tinham em comum, era gostarem de ler livros.
Numa manhã calma, enquanto os três irmãos iam para o Colégio, veio à conversa que ia haver um debate no Colégio sobre a leitura. Então a Mariana disse:
- Eu vou participar e vou ganhar!
Ao ouvirem estas palavras, os irmãos disseram:
- Ai sim!! Mas fica sabendo que nós também vamos participar, e vamos ganhar.
No meio daquela discussão, eles nem repararam, mas estava, num ramo de uma árvore, um papagaio da ilha das palavras, que os observava.
As horas passaram, e as aulas já tinham acabado. A Mariana estava na biblioteca do Colégio quando, por engano, tirou um livro sobre o mundo, em vez de um dicionário. Estava ela a desfolhar as páginas do livro quando, de repente, o papagaio falante da ilha das palavras lhe disse:
- Vem comigo!!
Mariana estava um pouco assustada e por isso fez um acordo que era ele ir à sua casa e de lá é que ela ia com ele. O papagaio concordou. Então lá foram para a casa da Mariana.
Quando lá chegaram, a Mariana perguntou-lhe se os irmãos também podiam ir. O papagaio disse que sim, e lá foram eles, por magia, para a ilha das palavras. Lá viram o Luís de Camões, a Sophia de Mello Breyner e o Fernando Pessoa. A Mariana, o Joel e o João estavam fascinados com tantos livros, então o Joel disse:
- Ah! Quem me dera poder comer!
Então a ilha encheu-se de todo o tipo de comida!
- Hum! Esqueci-me de vos dizer. - exclamou o papagaio - Nesta ilha tudo o que desejas, acontece.
Soltando uma gargalhada, o João disse:
- Então se eu desejasse ganhar o euromilhões, ganhava?
- Sim - respondeu papagaio.
Passaram muitas horas e o João disse ao papagaio:
- Como é que saímos daqui ?
E o papagaio respondeu:
- Não sei!
- O quê? - perguntaram os irmãos em coro.
A Mariana, já irritada, disse:
-Tu enganaste-me, seu maroto! Seu vadio!
Mas o que eles não sabiam era que o papagaio era mau e rebelde. Por isso, papagaio fugiu, deixando os três meninos abandonados.
Passaram quarenta dias e quarenta noites e os meninos já tinham passado por todas as bibliotecas, mas ainda não tinham arranjado solução. Foi então que, numa noite, adormeceram e quando acordaram só se lembravam de ter conhecido escritores famosos.
Entretanto, na ilha das palavras, o papagaio tinha roubado livros da Sophia de Mello Breyner. Foi preso e condenado a nove anos de prisão.
Quando Mariana cresceu, recontou toda a sua história!

Mariana Seita – 8 anos - 3º Ano
Ilustração: Ana Martina – 8 anos - 3º Ano

5 comentários:

  1. Este texto está muito giro. Tens muita imaginação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Estive a ler esta historia e gostei bastante.... a Mariana tem uma boa imaginação para escrever historias....está de parabéns....beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua história está muito gira!

    ResponderEliminar
  4. Nós gostámos muito desta história. É muito gira.
    Martim Cabrita e David Xia

    ResponderEliminar